Scrum: Como Definir a Visão do Projeto?

Visão Projeto Scrum

Uma das principais dúvidas que recebo dos meus alunos é sobre como definir a visão do projeto no framework scrum.

A visão é muito importante para que o projeto seja conduzido no rumo certo, e para não errar, basta seguir as dicas abaixo:

Passo 1: Desenvolver o objetivo do produto ágil

Para escrever sua declaração de visão , você deve compreender e ser capaz de comunicar o objetivo do produto.

Você precisa identificar :

  • Os objetivos principais de produtos: Como o produto beneficiar a empresa de criá-lo ? Os objetivos podem incluir benefícios para um departamento específico dentro de sua empresa, bem como a empresa como um todo. Que estratégias empresa específica suporta o produto ?
  • Cliente : Quem vai usar o produto ? Isto pode ser mais do que uma entidade .
  • Necessidade: Por que o cliente precisa do produto ? Que recursos são críticos para o cliente?
  • Competição: Como é que o produto comparar com produtos similares ?
  • Diferenciação fundamental: O que torna este produto diferente do status quo, ou a competição, ou ambos?

Passo 2: Criar um esboço de declaração de visão ágil

Depois de ter uma boa compreensão do objetivo do produto, criar um primeiro esboço de sua declaração de visão . Ao criar sua declaração de visão , você ajuda a transmitir a qualidade do seu produto, as necessidades de manutenção e longevidade.

Uma maneira de fazer a sua declaração de visão de produto mais atraente é a escrevê-lo no tempo presente , como se o produto já existe. Usando tempo presente ajuda os leitores a imaginar o produto em uso.

A declaração de visão identifica um estado futuro para o produto quando o produto chegar a conclusão. A visão se concentra nas condições que devem existir quando o produto está completo.

Evite generalizações em sua declaração de visão , como " fazer os clientes felizes " ou " vender mais produtos. " Também atente para muita especificidade tecnológica , como " usando 9.x lançamento do Java, criar um programa com quatro módulos que .... " Nesta fase inicial , a definição de tecnologias específicas podem limitá-lo mais tarde. Alguns excertos de declarações de visão que devem tocar os sinos de alerta :

  • Proteja clientes adicionais para a aplicação MyXYZ .
  • Satisfazer os nossos clientes até dezembro.
  • Elimine todos os defeitos e melhorar a qualidade.
  • Crie um novo aplicativo em Java.
  • Bata a meta da empresa para o mercado por seis meses.

Passo 3: Validação e rever a declaração de visão ágil

Depois de elaborar sua declaração de visão , revisá-lo contra uma lista de verificação de qualidade :

  1. Esta declaração é a visão clara , focada e escrita para um público interno ?
  2. Será que a declaração de fornecer uma descrição convincente de como o produto atende as necessidades dos clientes ?
  3. Será que a visão descrever o melhor resultado possível ?
  4. É o objetivo de negócio específico o suficiente para que a meta é alcançável ?
  5. Será que a declaração de entregar valor consistente com as estratégias e objetivos corporativos ?
  6. É a declaração de visão de projeto atraente?

Estes sim-ou -não perguntas ajudá-lo a determinar se a sua declaração de visão é completa. Se as respostas não são , rever a declaração de visão .

Quando todas as respostas forem sim , passar para a revisão da declaração com os outros, incluindo:

  • Participantes do projeto : As partes interessadas poderão identificar que a declaração de visão inclui tudo o que o produto deve realizar.
  • Sua equipe de desenvolvimento : Como a equipe vai criar o produto, ele deve entender o que o produto precisa realizar.
  • Scrum Master: um forte entendimento do produto ajuda o scrum master remover obstáculos e garantir que a equipe de desenvolvimento está no caminho certo no final do projeto.
  • Mentor Agile : Compartilhe a declaração de visão com o seu mentor ágil , se você tiver um. O mentor ágil é independente da organização e pode fornecer uma perspectiva externa , qualidades que podem fazer uma grande voz objetiva.

Descubra se os outros pensam a declaração de visão é clara e entrega a mensagem que deseja transmitir . Analisar e rever a declaração de visão até que os participantes do projeto, a equipe de desenvolvimento , eo scrum master entender completamente o comunicado.

Nesta fase do seu projeto, você não pode ter uma equipe de desenvolvimento ou scrum master . Depois de formar uma equipe scrum, não deixe de analisar a declaração de visão com ele.

Passo 4: Finalizando a declaração de visão ágil

Certifique-se de sua equipe de desenvolvimento , Scrum master , e os interessados ​​têm a cópia final da declaração de visão . Você pode até mesmo colocar uma cópia na parede na área de trabalho da equipe scrum, onde todos podem vê-lo todos os dias. Você se refere à declaração de visão ao longo da vida do projeto.

Se o seu projeto é mais do que um ano longo , você pode querer rever a declaração de visão para garantir que o produto reflete o mercado e suporta todas as mudanças nas necessidades da empresa.

Se gostou destas dicas, deixe um comentário abaixo.

Seja Ágil!

arrow

 

Scrum Master: Quem é ele e qual sua importância?