Scrum Master: Quem é ele e qual sua importância?

O Scrum Master é uma das figuras mais badaladas no mercado de projetos. Não é por menos, é um dos papéis mais importantes nos projetos ágeis.

E-Book Gratuito

10 passos simples para você aprender Scrum e já começar a aplicar na prática em seus projetos!

Obrigado! O Livro está sendo enviado para o seu e-mail

O Scrum Master é um dos três papéis que compõem uma equipe Scrum (junto com o Product Owner e o Time de Desenvolvimento).

“Enquanto o Product Owner está focado em construir o produto correto e a equipe de desenvolvimento está focada em produzir corretamente o produto, e o Scrum Master é o cara que ajuda todos a compreender os valores, princípios e práticas do Scrum. “

O Scrum Master age como um Coach para tanto a equipe de desenvolvimento quanto para o Product Owner.

Veja mais aqui.

Principais Responsabilidades 

Responsabilidades Scrum Master

Coach

O Scrum Master deve agir como um coach (algo como um mentor, um treinador) tanto a equipe de desenvolvimento Scrum quanto ao Product Owner.

Quando surge qualquer problema que a equipe pode, e deve, ser capaz de resolver, a atitude do Scrum Master, como o de qualquer bom treinador, é:

“Eu não estou aqui para resolver seus problemas por você; em vez disso, eu estou aqui para ajudá-lo a resolver seus próprios problemas.“

Agora, se o problema é um impedimento que a equipe não pode resolver sozinha, o Scrum Master deve tomar para si a responsabilidade de resolver.

O Scrum Master também faz o papel de Coach para novos Product Owners, ajudando-os a entender e cumprir as suas responsabilidades como Product Owner.

Fazendo uma a analogia com equipes de esportivas, é como se o Scrum Master fosse o treinador do time e o Product Owner o dono da equipe. Logo, o Scrum Master é responsável por maximizar os resultados do time através do Scrum.

Líder Servidor

O Scrum Master é também um líder servidor

Um líder servidor nunca perguntaria a um membro da equipe…

“Então, o que você vai fazer por mim hoje?”

Em vez disso, um líder servidor perguntaria…

“Então, o que posso fazer hoje para te ajudar e sermos mais eficazes?”

Autoridade no Processo

O Scrum Master é autoridade do processo, deve dominar o processo do Scrum como ninguém.

Autoridade neste contexto não é o mesmo tipo de autoridade que um gerente funcional ou gerente de projeto teria.

O Scrum Master não contrata e nem demite ninguém e também não é ele quem dita para a equipe quais as tarefas que deve fazer ou como fazê-las. Em vez disso, o Scrum Master ajuda a equipe a definir e aderir ao seu próprio processo para ter certeza que o trabalho seja feito da melhor forma possível.

O Scrum Master tem o dever de garantir que todos da equipe Scrum conheçam os valores, princípios e práticas, juntamente com as abordagens específicas da equipe Scrum. O Scrum Master continuamente ajuda a equipe Scrum melhorar o processo para maximizar o valor do negócio entregue.

Escudo contra Interferências

O Scrum Master protege a equipe de desenvolvimento de interferências externas para que eles possam manter o foco na entrega de valor a cada sprint.

A interferência pode vir de inúmeras de fontes, desde gestores que querem mudar os membros da equipe no meio de um sprint até a problemas provenientes de outras equipes.

Não importa qual a fonte da interferência, o Scrum Master atua como um interceptor para que a equipe possa se concentrar na entrega de valor.

Removedor de Impedimentos

O Scrum Master também assume a responsabilidade de remover qualquer obstáculo que possa inibir a produtividade da equipe (quando os próprios membros da equipe não podem removê-los).

Agente de Mudança 

Para muitas empresas o método de trabalho do Scrum é uma mudança muito grande na cultura de trabalho.

O Scrum Master ajuda, então, as pessoas a entenderem essas mudanças, os impactos da adoção do Scrum e os benefícios que o Scrum pode ajudar a atingir.

O Scrum Master também garante que a mudança efetiva está ocorrendo em todos os níveis da organização, permitindo não só o sucesso a curto prazo, mas, os benefícios a longo prazo com o uso do Scrum.

Características pessoais de um bom Scrum Master  

Perfil Scrum Master

Conhecimento

Para ser um bom Coach, o Scrum Master deve dominar os processos do Scrum.

Ele não precisa ser um especialista técnico nem dominar as linguagens de programação que o time de desenvolvimento vai usar, mas um mínimo de conhecimento é muito importante para ajudar o time a resolver impedimentos.

O Scrum Master também não precisa ser um especialista no domínio do negócio (o Product Owner é quem deve ser), mas, novamente, o conhecimento do negócio também pode ser muito útil.

Questionador

Scrum Masters tem que saber fazer as perguntas certas.

Aquele tipo de pergunta que faz as pessoas pararem e pensarem:

“Hmm. Eu nunca tinha pensado desta forma. Agora que você me fez essa pergunta, isso me faz pensar que pode haver outra forma de resolver. “

Grandes Scrum Masters quase nunca respondeu diretamente às perguntas, em vez disso,  ajudam as pessoas a perceberem que eles têm o conhecimento necessário para encontrar suas próprias respostas.

Paciente

Como Scrum Masters preferem não dar respostas, eles precisam ter muita paciência até que a própria equipe consiga chegar na resposta.

Isso ajuda no aprendizado da equipe em relação ao projeto e, além disso, ajuda a amadurecer o processo e elevar o nível de maturidade da equipe.

Colaborativo 

O Scrum Master deve ter excelentes habilidades de colaboração para trabalhar com o Product Owner, a equipe de desenvolvimento, e todos os outros envolvidos.

Além disso, como o Coach do processo, o Scrum Master está sempre procurando oportunidades para ajudar os membros da equipe à alcançar um nível maior de colaboração.

A colaboração é fundamental para o sucesso do projeto Scrum.

Protetor 

O Scrum Master deve proteger a equipe.

Ele age como um cão pastor, guardando o rebanho dos lobos que podem tentar atacar (neste caso, lobos são qualquer impedimento organizacional que possam aparecer).

O Scrum Master também protege o processo. Sempre que as coisas se tornam difíceis é comum algum membro da equipe se desviar do processo ágil e cair na tentação fazer as coisas do jeito que acha mais familiar, da forma tradicional.

Transparente

Finalmente, o Scrum Master é transparente em todas as formas de comunicação.

Ele é transparente em todas as suas ações, não esconde nada de ninguém (não deve existir agendas ou informações ocultas dos demais).

As pessoas não esperam nada além disso de um líder servidor.

O Dia-a-dia do Scrum Master

Como é a vida de um um Scrum Master durante um sprint?

De acordo com Ken Rubin (@krubinagile) a distribuição do tempo de um Scrum Master durante um Sprint ocorre conforme o gráfico abaixo:

Dia-a-Dia-Scrum-Master

“Claro, este gráfico não mostra uma alocação exata de tempo de um Scrum Master para todos os projetos. As alocações percentuais seriam diferente para um Scrum Master de uma equipe de alto desempenho e que trabalhem em conjunto por vários anos.”

No início e no final do Sprint, a maior carga é com as atividade do Scrum (planejamento do sprint, a execução de sprint, retrospectivas de sprint e reuniões diárias).

Durante o desenvolvimento do Sprints surgirão muitos impedimentos e a remoção de impedimentos acaba se tornando a atividade de maior carga no dia-a-dia do Scrum Master.

Gostaria de se aprofundar mais?

Se você leu e gostou das dicas deste artigo, eu sugiro que você conheça AGORA MESMO o nosso programa de Formação Scrum Master.

Sério, se você gostou de tudo que está aqui não pode ficar de fora dessa.

 

Quero saber mais >>

 

 

E-Book Gratuito

10 passos simples para você aprender Scrum e já começar a aplicar na prática em seus projetos!

Obrigado! O Livro está sendo enviado para o seu e-mail

Deixe seu comentário abaixo se gostou 🙂

Scrum: Como Definir a Visão do Projeto?
Scrum: A Metodologia Ágil Explicada de forma Definitiva
  • Excelente explicação.. Muito bom..

  • Obrigado Helton!

  • […] um dos os três papéis que constituem uma Equipe Scrum clássica (os outros são o Scrum Master e a Equipe de […]

  • Muito obrigado Willian!

  • […] projetos Scrum, muito se fala do Scrum Master ou do Product Owner, mas pouco se ouve sobre o Time Scrum ou Time de […]

  • […] pessoa deve dominar o Scrum, seus processos, cerimônias e artefatos. O Scrum Master deve ser o líder servidor do time […]

  • Jaqueline Pino disse:

    Muito bom! obrigada pela contribuição…. Parabéns!

    • Denisson Vieira disse:

      Eu que agradeço por suas palavras Jaqueline 🙂

  • Artigo muito bom e completo!!

  • Mayara Morais disse:

    Ótimo artigo! Sucinto e de grande valia!

    • mindmasterbrasil disse:

      Muito obrigado Mayara, espero que estejam sendo úteis as informações que trazemos aqui 🙂

  • […] só tem sucesso em Scrum com um Scrum Master que procura ser um líder […]

  • Caroline Martins disse:

    Muito bom, adorei me ajudou muito, mas gostaria de saber em que tiposde empresas se encaixam os Scrum Master?

    • Jaffy disse:

      Startups de serviços de tecnologia que usam a lógica de Lean Software.

    • Sistema de INOVAÇÃO FACISC disse:

      Todas as empresas… Basta aprender o que é o SCRUM, e remodular para a empresa.

  • […] Se quiser um pouco de inspiração, leia este post. […]

  • Rodrigo Gehring disse:

    Excelente, muito claro e objetivo…. Parabéns.

  • ana margarida Mano disse:

    Recomendo para quem precise de aumentar produtividade.

  • Thiago Martinez disse:

    Excelente visão de como funciona o processo como um todo, em uma
    explicação clara e exata do papel do scrum master. Obrigado pelo
    compartilhamento

  • Joseilton Correia disse:

    Mão estou conseguindo baixar o e-book. Depois de informar meu e-mail e clicar em enviar a página entra num loop infinito.