Scrum Guide 2017: O que mudou?

O Scrum Guide acabou de ser atualizado!

Confira as novidades mais recentes e o que acaba de mudar no Scrum.

Atualização do Scrum Guide

Os fundadores do Scrum, o Ken Schwaber e Jeff Sutherland , se uniram novamente e acabaram de promover alguma alterações no Scrum Guide, que é o documento que estabelece as regras e o próprio funcionamento do Scrum.

O Scrum Guide descreve o framework Scrum e seu funcionamento de modo bem objetivo em  apenas 20 páginas. Ao manter uma descrição simples e clara, o Scrum Guide demonstra que é apenas um guia com as cerimônias, papéis e mesmo o funcionamento do Scrum e não uma metodologia de gestão.

A mensagem do Scrum Guide é a de um processo simples que pode ser implementado em qualquer projeto. Fundamentado no processo empírico de aprendizado, o Scrum possui uma estrutura simples, que já permitiu que mais de 12 milhões de pessoas o aplicassem na prática para resolução de problemas nas mais diferentes situações e complexidade de projetos.

OK, mas o que há de novo na Nova Atualização do Scrum Guide?

As recentes atualizações do Scrum Guide não mudaram a essência do Scrum ou de nenhuma das suas cerimônias, mas o objetivo foi de fornecer uma clareza melhor na definição de alguns termos e adaptação às mudanças do mercado e solicitações de diversos Scrum Masters do mundo todo:

Uso de Scrum

  • O Scrum tem suas raízes no Desenvolvimento de Software mas tem sido aplicado com muito sucesso em contextos diferentes. O Scrum pode ser aplicado em qualquer tipo de projeto, isto está sendo ressaltado para demonstrar a sua flexibilidade como um processo empírico, a força de seus valores e o foco na aprendizagem que pode ajudar a resolver qualquer problema complexo. Ao adicionar esta seção Jeff e Ken procuraram deixar claros Scrum Masters que o  ‘Scrum é projetado para qualquer tipo de projeto’.

Refinando o papel do Scrum Master – O Líder Servidor

  • O Scrum Master é um papel fundamental na condução de mudanças dentro de qualquer organização, servindo como um guardião dos processos do Scrum junto às equipes. Esta atualização do Scrum Guide aumenta a clareza do papel, adicionando algumas palavras em torno do que eles fazem e como eles fazem isso. O Objetivo principal é dar destaque ao papel do Scrum Master como Líder Servidor.

A Daily Scrum

  • Talvez a Daily Scrum seja o evento mais popular dos métodos ágeis, mas muitas vezes esse evento diário torna-se uma reunião de status em vez de se concentrar nos pilares do Scrum de inspeção e adaptação. Ao mudar a ênfase das 3 perguntas e descrever outros aspectos, a Daily Scrum se torna um processo essencial para atingir a meta de cada Sprint.

A Daily Scrum melhora as comunicações, eliminam outras reuniões, identificam e removem impedimentos para o desenvolvimento, destacam e promovem rápidas tomadas de decisão, e melhoram o nível de conhecimento do Time de Desenvolvimento. Esta é uma reunião chave para inspeção e adaptação.

Time Box é o tempo máximo para um evento

  • Parece uma idéia simples, mas para muitos o Timebox é o tempo necessário para realizar um determinado evento do Scrum e não tempo o máximo. Isto leva a um comportamento que nem sempre contribui para a agilidade, por exemplo, já houveram vários casos onde as pessoas ficaram todos reunidos na Daily Scrum por 15 minutos todo o dia, mesmo depois de todos já terem respondido as questões. ou então casos onde a Sprint Review teve uma duração esticada por que membros do Time Scrum queriam apenas “cumprir a tabela” do timebox.

A ideia do timebox é reduzir a quantidade de trabalho e manter o ritmo ágil em busca da meta do Sprint e não no mero cumprimento do tempo máximo de cada evento.

Melhoria Contínua

  • Scrum é uma estrutura que ajuda as equipes de entregar o trabalho em um ambiente complexo. Isso significa que a equipe deve estar sempre à procura de melhores formas de trabalhar, de aprender e de entregar mais valor. Ao adicionar a ideia de que a Sprint Backlog inclui uma melhoria de processos como alta prioridade, o Scrum Guide reforça que a melhoria contínua não é algo opcional e que cada equipe deve ter pelo menos uma coisa que eles estão buscando melhorar.

Conclusão: Onde posso baixar o Scrum Guide?

As alterações realizados no Scrum Guide pelo Ken e Jeff não só melhoraram a clareza da Guia, mas também nos encoraja a reler e voltar nossa atenção aos fundamentos básico do Scrum.

O Scrum Guide pode ser baixo clicando aqui

Download do Scrum Guide

Informe o seu e-mail e faça download da nova versão do Scrum Guide

privacy Não enviamos SPAM

Se você quer aprender um pouco mais sobre Scrum e agilizar a sua carreira, clique aqui e conheça nosso treinamento para Scrum Masters

Um grande abraço e Seja Ágil!

Scrum: Dobro do Trabalho na Metade do Tempo
  • Junior Lorenzon

    Eu prefiro entender o SCRUM como um framework no qual se cria adaptações pra melhor uso de cada um, portanto, não alterando o CORE, o resto é tentar puxar pro FMWK situações específicas, no qual descarto!