11 Passos Essenciais para Implantar Scrum no seu Projeto

Ultimamente o Scrum tem sido bastante difundido e cada vez mais tem se mostrado eficiente para a entrega projetos com qualidade e altos níveis de satisfação dos clientes.

Esta ênfase no Scrum é resultado da constante demanda por uma melhor estruturação dos projetos, uma operação mais ágil e fortalecimento das entregas, sem perder qualidade.

Apesar de ser um framework bastante simples, a maioria das pessoas ainda tem a seguinte dúvida:

Como começo a implantar o Scrum em meu projeto?

Arte

Um dos criadores do Scrum, o Jeff Sutherland, declarou em seu livro A Arte de fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo, alguns dos principais pontos essenciais para implementação do método ágil.

Baseado nos ensinamentos do Jeff, este post vai apresentar os 11 passos mais importantes para você implantar o Scrum e obter os benefícios rapidamente.

Esta é uma descrição bem ampla, mas deve ser suficiente para você começar a utilizar o Scrum em seus projetos.

Os próximos itens irão prescrever pontos simples para você iniciar a implementação.

Para ter sucesso basta seguir todos os pontos (Sem exceção). Vamos lá…

1) Escolha um Product Owner

vision

Essa pessoa é a responsável pela Visão do que você vai construir ou entregar em seu projeto.

Dentro suas responsabilidades, o PO leva em consideração os riscos e os benefícios, o que é possível, o que pode ser feito, o que desperta paixão na equipe e qual a necessidade do cliente.

Sem um Product Owner, não há Scrum.

Para maiores infromações sobre o papel do Product Owner, clique aqui e visualize um post especial com todos os detalhes.

2) Escolha uma Equipe

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Esse pessoal é a chave para o sucesso.

Todos dependem de sua performance.

Essa equipe precisa ter todas as habilidades necessárias para pegar a Visão do Product Owner e transformá-la em realidade.

Notou a responsabilidade deste time? A sua motivação deve ser constante, pois grande parte da responsabilidade de construir o produto é deles.

Recomendo que todos os membros do seu time tenham 100% das habilidades necessárias para entregar aquilo que foi estabelecido como meta do projeto.

Motive-os  a agir como o time de Rugby do All Blacks da Nova Zelândia com a dança Haka do povo Maori, que por si só já demonstra o nível de entrega e compromisso de cada membro do time.

Se você tiver uma equipe Scrum motivada desta forma, ninguém ousará cruzar seu caminho e se opor a seus objetivos…

O time Scrum é uma equipe de alta performance, que é composta entre 3 até 9 pessoas e que atua com a característica de auto-gerenciamento.

Se você ainda tem dúvidas sobre a equipe do projeto, clique aqui e veja este post.

3) Escolha um Scrum Master

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Esta é a figura que vai reger todo o projeto como um grande maestro.

Ele vai orientar o restante da equipe em relação à estrutura de processos do Scrum, além de ajudar a eliminar qualquer obstáculo que os esteja deixando mais lentos ou que impeça o progresso das atividades.

Você só tem sucesso em Scrum com um Scrum Master que procura ser um líder servidor.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o Scrum Master

4) Crie e priorize um Product Backlog

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O Product backlog é uma lista detalhada de tudo o que precisa ser realizado para transformar a visão do produto em realidade.

Essa lista evolui ao longo do desenvolvimento do produto, ela é o mapa do projeto que leva para o seu objetivo principal.

O segredo para atender integralmente a necessidade do cliente é um backlog bem estruturado.

Para que se ganhe em produtividade o mais importante é a atuação do Product Owner priorizando seus respectivos itens.

Ele é o único responsável por tudo o que acontece nesta lista, ele deve consultar todos os stakeholders, e a equipe para se certificar de que elas representam tanto o que as pessoas querem , como também o que precisa ser devidamente construído.

A estratégia do seu projeto depende de um Product Backlog bem estruturado.

5) Elabore as Estimativas do Product Backlog

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Em Scrum, você não precisa de uma bola de cristal para determinar o esforço necessário para o projeto.

É imperativo que a equipe do projeto, que são os responsáveis por concluir cada um dos itens do backlog, possam elaborar as estimativas de cada um dos itens da lista.

A equipe deve inserir o respectivo esforço para cada um dos itens do backlog. Isso é essencial para se determinar a produtividade ou velocidade do projeto…

Outro aspecto importante é determinar se cada item do backlog é factível, se existem informações suficientes para concluí-los, se está no tamanho suficiente para ser estimado e etc.

Jamais estime os itens do backlog em horas, porque as pessoas são péssimas nesse tipo de previsão.

Faça isso usando uma classificação relativa por tamanho: Pequeno, Médio ou Grande. Ou melhor ainda, utilize a sequência Fibonacci e faça estimativas de pontos para cada item: 1,2,3,5,6,13, 21 etc.

Futuramente vamos editar um post específico sobre Estimativas Ágeis.

A grande sacada é Planeje a Realidade e Não a Fantasia.

6) Planejamento do Sprint

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Esta é a primeira das reuniões do Scrum. A Equipe, o Scrum Master e o Product Owner se reúnem para planejar o Sprint, que sempre tem um uma duração recomendada menor do que um mês.

A maioria das pessoas define Sprints de uma ou de duas semanas de duração.

Para cada Sprint é definido um Sprint Backlog, que é o alvo principal que deve ser realizado dentro do tempo determinado para aquele Sprint.

Cada papel no Scrum tem uma responsabilidade bem definida durante o Sprint Planning ou Planejamento do Sprint:

As equipes olham para as tarefas no topo do Backlog e estimam o quanto podem fazer naquele Sprint.

Se a equipe já está trabalhando a alguns Sprint, ela deve pegar tarefas que totalizem o mesmo número de pontos do Sprint anterior.

Esse número é conhecido como a Velocidade da equipe.

O Scrum Master e a equipe devem tentar aumentar o número de pontos a cada Sprint.

O Product Owner deve se certificar que todos entendam visão do projeto.

Além disso, durante esta reunião todos devem concordar com o Objetivo do Sprint.

7 – Torne o Trabalho visível

kanban
O melhor jeito para se fazer isso no Scrum é criar um Scrum Board ou Kanban, com no mínimo três colunas:

A Fazer, Fazendo e Feito…

Não há como deixar de associar o Scrum àqueles famosos papéis adesivos chamados Post-its.

Há quem diga que a MindMaster é sócia da 3M ao promover tanto o Scrum… 🙂

Acredite, não ganhamos nada com isso…

Este quadro Scrum com os post-its representam os itens que precisam ser concluídos e a equipe os movem de uma coluna para outra no quadro a medida que o trabalho progride.

Isso é muito bom para tornar o progresso (ou atraso) visível para todos, eliminando ansiedades e atendendo a um dos principais pilares do Scrum que é a Transparência.

Uma outra maneira de tornar o trabalho visível é a utilização do gráfico de Burndown.

Que é estruturado por um eixo de número de pontos que a equipe definiu para o Sprint, e o outro é o número de dias.

Todos os dias, após o Daily Scrum, o Scrum Master soma o número de pontos concluídos e os marca no gráfico. O ideal é que haja uma ladeira descendo pelo gráfico até chegar ao zero no último dia do Sprint.

O efeito colateral positivo é ter todos na mesma página e ainda motivar a equipe a cumprir o objetivo do Sprint.

Se quiser algumas dicas sobre ferramentas para ajudar na elaboração do seu Kanban, clique aqui.

8 – Daily Scrum

15 min
O ritmo do Scrum é alucinante, por isso é conhecido como método ágil.

Acho que a reunião mais conhecida do método ágil é a Daily Scrum, embora muitas vezes mal implementada por aqueles que querem aplicar o Scrum em seus projetos.

Todos os dias, no mesmo horário, no mesmo local, durante NÃO MAIS DO QUE 15 MINUTOS, a equipe e o Scrum Master se reúnem para responder a 3 perguntas, apenas:

  • O que você fez ONTEM para ajudar a equipe para concluir o objetivo do Sprint?
  • O que você vai fazer HOJE para ajudar a equipe para concluir o objetivo do Sprint?
  • Existe algum IMPEDIMENTO para a equipe concluir o objetivo do Sprint?

Isso é tudo, simples assim.

Se levar mais do que 15 minutos, você está fazendo isso errado…

Essa reunião serve para a equipe inteira saber exatamente em que ponto estão no Sprint.

Há informações que são geradas por tais perguntas:

Todas as tarefas serão concluídas a tempo?
Existem oportunidade para ajudar os outros membros da equipe a superarem os obstáculos?

Não há designação de tarefas para os membros do time, eles se auto-gerenciam, são autônomos e responsáveis pelo andamento das tarefas. (Sim, no começo nem eu mesmo acreditava nisso…mas acredite, funciona) 🙂

O Scrum Master é o responsável por resolver qualquer obstáculo ou impedimento para o progresso da equipe.

Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre como realizar uma Daily Scrum de sucesso.

9 – Sprint Review ou Demonstração do Produto

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Essa reunião é a ocasião onde uma certa ansiedade ocorre…

É o momento da verdade onde a equipe apresenta o que conseguiu evoluir durante o Sprint.

É como ter que confiar que o paraquedas vai funcionar na hora do salto! (É só dobrar direito antes que não tem problema)

Qualquer pessoa pode participar, não apenas o Product Owner, o Scrum Master e a equipe, mas também os stakeholders, os gestores, os cliente e qualquer outra pessoa interessada.

Esta é uma reunião aberta na qual a equipe demonstra o que conseguiu colocar na coluna Feito.

A equipe só deve apresentar o que está INTEGRALMENTE de acordo com a Definition of Done, ou seja, o que está total e completamente concluído e pode ser entregue sem qualquer trabalho adicional.

Pode não ser o produto completo, mas DEVE SER um atributo entregável do produto.

Esta reunião é o momento mais emocionante do Sprint, pois sensação de sucesso e congratulações do cliente e do Product Owner acontecem bem ali…ou não! 🙂

10 – Restrospectiva do Sprint

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Você não gostaria de ter o poder de voltar no tempo e consertar tudo o que fez de errado e reviver o que foi ótimo?

A Retrospectiva é um processo que propõe algo similar, pois determina o comportamento da Sprint através de uma avaliação do que aconteceu durante esta iteração, proporcionando assim uma lista de lições aprendidas.

É um ótimo processo de Feedback.

Após ter apresentado o produto no Sprint Review, o Scrum Master, a equipe e o Product Owner se reúnem e descrevem o que deu certo e o que poderia ter sido melhor, como foco naquilo que pode ser melhorado no próximo Sprint.

Para ser eficaz, essa reunião requer certa dose de maturidade emocional e uma atmosfera de confiança.

O importante é lembra-se sempre de que você não está procurando culpados; está olhando para o processo.

Existem diversas técnicas de realizar uma retrospectiva de sucesso, ensinamos diversas delas ao longo dos nossos treinamentos, pois é um processo que não pode ser negligenciado.

Esta é uma reunião de feedback que visa aprimoramento no processo, também conhecida como processo Kaizen, isto é, como tão bem proclamado na cultura japonesa, é a busca pela melhoria contínua.

O aperfeiçoamento proposto pela Retrospectiva tem efeito positivo tanto na qualidade das entregas, como também no ambiente de trabalho.

É a força para um próximo Sprint ainda melhor.

11 – Você precisa ser Ágil: Junte-se a Comunidade

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Sei que parece muita coisa para implementar e que você ainda precisa aprender muito sobre o Scrum, mas se você tem interesse em implantar o método ágil em seu projeto, apenas comece e aprenda com a experiência.

No intuito de ajudar aqueles que tem o desejo de implementar o Scrum em seus projetos ou desenvolver sua carreira através do Scrum, preparamos uma Comunidade especial para quem está começando no método ágil.


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Ao implementar o Scrum você vai notar que o seu projeto não somente será implementado de maneira mas sólida, mas também, terá uma equipe mais motivada, entregas mais robustas e acima de tudo, clientes muito mais satisfeitos.

Não discuta com o Scrum, apenas implemente e siga em frente! E se precisar de ajuda, estaremos lá na Comunidade.

E aí? Aceita o desafio?

Seja Ágil!

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