O Manifesto Ágil: Uma revolução nos projetos

Nos dias 11 a 13 de fevereiro de 2001, nas montanhas Wasatch no estado americano de Utah, ocorreu uma das reuniões mais importantes para os profissionais da área de gestão de projetos. Em uma estação de Ski nas montanhas rochosas, os principais nomes do setor de desenvolvimento de software se reuniram para criar o que seria conhecido como o Manifesto Ágil.

Um conjunto de princípios que tiveram como objetivo nortear as práticas de gestão de projetos sob um prisma diferente do que era feito até o momento.

O Manifesto ágil foi uma verdadeira revolução, pois além de contradizer as principais premissas de desenvolvimento de sistemas, ora praticas na época pelos principais players do setor, este documento estabeleceu o alicerce para o nascimento de todas as técnicas e métodos ágeis contemporâneos.

Entre os seus signatários encontram-se Jeff Sutherland e Ken Schwaber, os fundadores do Scrum.

A declaração do Manifesto Ágil

manifesto Ágil 01

O fato do manifesto focalizar os esforços em produtos de qualidade e despriorizar (não abandonar) outras atividades, como uma documentação ampla e abrangente antes das entregas, realmente foi um processo de mudança drástica para o processo de gestão de produtos e projetos tradicionais.

Até hoje ainda convivemos com profissionais resistentes à mudanças..verdadeiros dinossauros!

dinosaur-computer

 

Os princípios declarados no Manifesto Ágil demonstram claramente o foco na satisfação do cliente, simplicidade e qualidade total.

Satisfação do Cliente ou nada!

satisfacao

Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.

Essa foi uma quebra de paradigma, especialmente para quem seguia os métodos tradicionais…

Mudanças nem pensar…

Difference in the group

Mudanças nos requisitos são bem-vindas,  mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das
mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.

Para gerentes de projetos tradicionais a palavra mudança de requisitos ou seu paralelo assustador, a mudança de escopo, causam calafrios! Como a estrutura do processo cascata é completamente dependente de entrega linear de escopo, tirar vantagem competitiva de mudança de requisitos é algo proibido de se mencionar…

Quanto mais rápido melhor!

cheetah of Serengeti

Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.

Essa foi uma das mudanças impactantes, o fato de se ter um cronograma com entregas incrementais realmente deixou confuso cada um dos gerentes de projetos que não conseguiram ser ágeis…aliás isso ocorre até hoje.:)

Unir forças com a área de negócios

hands

Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.

O manifesto visou eliminar o abismo entre os usuários e os desenvolvedores, garantindo assim, melhores entregas e principalamente promovendo uma melhor comunicação entre eles… ou como os Dino GP´s preferem, entre os stakeholders!

O fim da Chibata!

chibata

Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.

O manifesto ágil também foi visto por muitos programadores como uma carta de libertação. Uma verdadeira declaração de liberdade e promoção da igualdade para os programadores. O fato de se motivar a equipe ao invés de apenas cobrar cumprimento de cronogramas, realmente fez com a que a produtividade aumentasse e justificasse o nome do tal método ágil que estava prestes a mudar o mercado de projetos.

Mais conversa, menos e-mail

talk

O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.

Podemos dizer que este princípio foi o fato gerador das Reuniões Daily Scrum. Realmente ao falar face a face com os profissionais o resultado mais duplica, pois impedimentos e mesmo percepções distintas são consideradas.

O que importa mesmo é resultado!

gol

Software funcionando é a medida primária de progresso.

Até aqui alguns podem ter achado o Manifesto Ágil muito protecionista em relação a equipe, mas é apenas impressão. A única medida aceitável de progresso é a entrega daquilo que se comprometeu. E ponto final. Não tem veja bem, nem lero lero. No manifesto ágil o que importa é o gol!

Ritmo Total!

peteca

Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.

De acordo com o Manifesto Ágil o envolvimento de todos deve gerar um ritmo constante de trabalho. A peteca não pode cair não…

Atenção aos detalhes…

jobs

Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.

É sempre um detalhe que pode levar tudo a perder ou levar o sucesso de um projeto à escala heróica. Como já disse o saudoso Steve Jobs, design matters!

Simples assim!

simples

 

Simplicidade–a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado–é essencial.

Quanto mais simples, mais fácil de controlar. A beleza da entrega constante, com alta qualidade e constância é o que tornam um projeto verdadeiramente ágil.

Poder para o Povo!

powertothepeolpe

As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.

Essa declaração deixaria até o Martin Luther King com inveja. O fato das equipes se auto-organizarem é uma mudança total no modo de gerir os times. É por meio de auto-organização que o comprometimento coletivo provê o melhor de cada indivíduo.

Afinando o Instrumento

Axe-sharpener

Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Abraham Lincoln declarou “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado.” O processo de refinar o comportamento e mesmo o modo de entregar os produtos  é essencial para melhoria contínua.

O feedback promovido pelo Manifesto Ágil foi essencial para garantir melhores entregas e difundir um mindset ágil para todos os profissionais.

Seja Ágil

Para acessar o site oficial do Manifesto Ágil, clique aqui

Se você quer aprender como aplicar os princípios ágeis do manifesto em seu próprio projeto, clique no botão abaixo e descubra os detalhes do curso de Certificação Scrum Master.

Você vai descobrir como este manifesto escrito nas montanhas, pode transformar seu projeto e sua carreira.

Clique para mais detalhes