MindMaster Entrevista: Fábio Cruz

Olá, tudo bem?

No artigo de hoje vou publicar e comentar uma entrevista que fizemos com uma das maiores autoridade em Scrum do País, o Fábio Cruz.

Além de consultor especialista em Scrum, o Fábio é autor do Livro Scrum e PMBOK unidos no gerenciamento de projetos, que mostra as duas principais abordagens mais famosas de gerenciamento de projetos de uma forma conjunta e singular.

Para quem não tem, vale muito a pena a leitura!

Na entrevista que fizemos com ele, nos procuramos abordar algumas das principais dúvidas que temos recebidos de nossos alunos, e que você talvez também tenha.

Os principais pontos foram:

  • Quais os Benefícios tangíveis do Scrum
  • Como aplicar Scrum em Manutenção de Sistemas?
  • Qual o valor da certificação Scrum Master?
  • Como mostrar à alta gerência o valor do Scrum?
  • Como disseminar a cultura e o uso do Scrum?
  • O Scrum só funciona para Projetos de TI?
  • Qual a grande Dica para crescer na carreira com Scrum?

Você poderá ouvir a entrevista inteira ou simplesmente ler o resumo dos principais pontos que preparamos abaixo.

Ouça a entrevista na íntegra (no final da página você pode fazer o download do arquivo MP3 da entrevista, caso queira ouvir no carro, academia, etc):

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/131232458″ params=”auto_play=false&hide_related=true&show_comments=false&show_user=false&show_reposts=false&visual=false” width=”100%” height=”130″ iframe=”true” /]

 

Ou leia o resumo abaixo.

Resumo da Entrevista

Veja abaixo uma uma transcrição resumida dos principais pontos que foram abordados na entrevista:

MindMaster – Quais os benefícios tangíveis que o Scrum pode trazer para um projeto?

Fábio Cruz – O Framework Scrum tem um rendimento mais simples, uma lógica mais enxuta que contribui muito para o desenvolvimento de um projeto, devido à prévia definição de cerimônias e tempos pré-estabelecidos.Isto proporciona saber exatamente o momento para planejar, executar as tarefas,  o momento para dar aquela paradinha e fazer uma reunião diária, entender se o que foi feito está certo, se está de acordo com o que o cliente quer e ainda proporciona tempo para melhorar e aprender.

Benefícios do Scrum: Melhoria contínua e aprendizado contínuo

O primeiro benefício tangível que conseguimos identificar é a melhoria contínua, fazer com que o time aprenda com seus erros.

Quando se começa a usar o Scrum a melhoria contínua pode evidenciar os erros no começo, porém quando o Scrum é aplicado de modo correto, os erros tendem a diminuir e a comunicação e qualidade tendem a se destacar. Entregas melhores, com melhor qualidade e em tempos menores.

A comunicação visual proporcionada pelo Scrum ajuda a demonstrar como o time está melhorando, em que o time está trabalhando e é o segundo benefício de destaque.

MindMaster – Como equalizar o uso do método tradicional de gerenciamento de projetos com o Scrum?

Fábio Cruz – Alguns profissionais que iniciam em Scrum querem normalmente abolir o tal ‘Plano de Projeto e Termo de Abertura de Projeto do PMBOK’, estes artefatos garantem o que e como o projeto será entregue e podem conviver naturalmente com o Scrum, como complementos.

Se deixarmos de lado a prática de CTRL+C / CTRL+V e adaptar os artefatos à necessidade do projeto, teremos mais sucesso. No Scrum, o uso de Post It´s podem ser uma forma interessante de apresentar o resumo de entregas.

Nada de documentos extensos ou longos, o importante é comunicar bem o progresso do projeto.

MindMaster – Qual o valor da certificação Scrum Master para a minha carreira?

Fábio Cruz – O Scrum Master é o profissional com o papel de orientar o time. Ele serve de Coach, especialmente àqueles que iniciaram recentemente no uso do Scrum, a entender como melhorar e entender a aplicação do Scrum.

A Certificação Scrum Master demonstra o conhecimento do profissional, atestando seu domínio sobre o Scrum, que complementada com prática e experiência podem diferenciar o profissional e impulsionar sua carreira.

Cada vez mais as empresas estão buscando inserir o gerenciamento ágil em seus quadros, e um dos papéis que mais é procurado é o do Scrum Master, que deve ser o primeiro profissional para se estabelecer um time Scrum.

 

MindMaster – Como e com que artefatos mostrar à alta gerência o valor da aplicação do Scrum nos projetos atuais?

Fábio Cruz – A comunicação e transparência proporcionados pelo Scrum é o que fazem a diferença. O fato de haver entregas contínuas e a Gestão à Vista oferecem uma maior segurança aos gestores, dado que ocorre uma comunicação direta e indireta. Um quadro Kanban ou um Burndown Chart são impossíveis de não se ver.

Normalmente o Scrum Master ou Gerente de Projeto sempre é parado para responder: Como está aquela entrega? Com gestão à vista, a resposta é automática. Como descrito em um dos pilares do Scrum, a Transparência.

A Alta Gestão vendo o pessoal concentrado na execução das tarefas, o time se reunindo à frente dos quadros e ainda uma clara demonstração do progresso do projeto através da gestão à vista, por certo darão toda a segurança que os gestores precisam para justificar a implementação do Scrum.

Tudo deve começar tranquilamente, talvez com uns 2 times, mas com os processos servindo como exemplo do sucesso.

MindMaster – Como disseminar a cultura e o uso do Scrum em empresas com processos considerados engessados?

Fábio Cruz – O primeiro obstáculo é saber como colocar o Scrum para rodar, para substituir algo engessado pelo método ágil. A melhor forma é colocar toda a empresa para ser treinada em Scrum.

O segundo ponto, que talvez pode ser até mais importante é, fazer um trabalho com uma ou duas equipes, com um quadro Kanban na parede, Burndown Chart sendo preenchido, a realização diária dos Standup meetings… fazendo barulho, demonstrando a execução a cada dia,  gerando evidência da aplicação do Scrum e consequentemente obtendo os benefícios anteriormente citados.

Deste modo, o restante da empresa será contagiado a utilizar o Scrum.

A melhor forma de implementar Scrum é devagar e sempre.

MindMaster – Como obter sucesso aplicando o Scrum em Manutenção de Sistemas?

Fábio Cruz – Em manutenção ou sustentação de sistemas o foco é a resolução do Ticket ou demanda/chamados abertos dentro de um SLA. Embora não seja possível aplicar o Scrum em sua totalidade, dado que não há um pacote ou entrega programada para ser feita, as demandas vão chegando ao longo do tempo.

A recomendação é usar um quadro Kanban, inserindo as demandas na coluna de Backlog e a medida que progridam na resolução dos chamados, os incidentes migram para a coluna ‘Feito’.

As reuniões diárias são importantes para se entender como está o time, se há impedimento, se o SLA está sendo cumprido, se o time consegue realizar um determinado volume de tickets.

É possível ainda determinar iterações, como um Sprint de duas semanas e ao final deste período pode-se avaliar o que aconteceu, avaliar se os tickets foram entregues dentro do SLA, se o pacote de incidentes foi entregue com o valor e qualidade que o cliente esperava.

Normalmente, diversos chamados são abertos e retornam para o cliente com problemas novos. Após este período de iteração, uma avaliação do processo e avaliação de qualidade do que está sendo entregue pode fazer toda a diferença.

Ao abrir um novo sprint, teremos uma nova iteração com melhorias no próximo ciclo. Em resumo, é possível sim usar o Scrum para manutenção de Sistemas de modo customizado.

MindMaster – O Scrum só funciona para Projetos de TI?

Fábio Cruz – Não, como muitas vezes já comprovado, Scrum funciona em todos os tipos de projetos. Esta é uma das perguntas mais feitas sobre Scrum.

MindMaster – Qual a grande Dica ou Sacada para crescer na carreira utilizando Scrum?

Fábio Cruz – Pensar fora da caixa, conhecer diversas ferramentas, diversos processos são essenciais. Como um grande campeão de UFC, o profissional deve conhecer diversas técnicas e treiná-las para se destacar na carreira, uma vez que cada novo projeto há um desafio novo.

Combine o melhor do ágil com melhor do tradicional.

Antecipe-se e adapte-se com moderação – Fábio Cruz – fabiocruz.com.

Download da Entrevista

 

Faça o download do arquivo MP3 da entrevista na íntegra para ouvir no carro, celular, etc. clique abaixo:

E aí?

Você tem alguma pergunta que não foi respondida aqui?

Deixe sua Pergunta ou comentário abaixo!

O Guia Simples e Prático Para Fazer uma DAILY SCRUM Que Funciona!
Definition of Done: 7 Passos Simples para sua DoD (Garantido)
  • […] o PodCast disponibilizado no site da MindMaster, vale a pena […]