Definition of Done: 7 Passos Simples para sua DoD (Garantido)

Definition of Done

Como falamos no artigo sobre o Framework Scrum, equipes ágeis desenvolvem os projetos seguindo um alto padrão de qualidade.

Tal rigor é imposto ou formalizado por meio da DoD ou Definition of Done, também conhecida por aqui como Definição de Pronto.

Existem diversas formas de planejar a Definição de Pronto, o importante é você compreender o conceito e acima de tudo, adaptar à sua realidade, afinal este é um dos pilares do Scrum.

O que é Definition of Done?

O termo pode soar estranho mas, para um time ágil, Pronto significa pronto mesmo…Não tem aquele “Veja Bem….” ou “Só falta uma coisinha…”

A partir de agora iremos nos referir a Definition of Done como “DoD”.

A DoD é um acordo formal do ScrumTeam que define claramente quais são os passos mínimos para a conclusão de um item potencialmente entregável.

Serve como um contrato entre o ScrumTeam e o Product Owner, garantindo que todo o produto gerado pelo projeto estará dentro dos padrões de qualidade estabelecidos entre eles. É uma forma de se buscar a excelência, especialmente em um cenário multi-iterativo.

Quem Faz o Que?

Criar uma Definição de Pronto ou DoD é um esforço colaborativo entre o Scrum Master, o ScrumTeam e o Product Owner.

O documento de DoD pode evoluir normalmente ao longo do projeto, porém recomendo que a primeira versão seja criada durante a 1ª Sessão de Sprint Planning, isto é, antes de iniciar o 1º Sprint do projeto.

É imperativo que a DoD seja revisitada a cada Sprint. Um momento que pode ser útil para verificar se a DoD está sendo adequada é o Sprint Review, afinal, se o produto apresentar qualquer “Desvio de Caráter”, a probabilidade da culpa ser de uma DoD mal definida é altíssima.

O objetivo é focarmos em melhoria contínua e garantir que o produto esteja sempre sendo entregue com qualidade.

Como criar uma Definition of Done?

A seguir vou listar 7 Passos Importantes para ajudar na criação de sua Definição de Pronto (DoD).

1. A Lista de Atividades

Faça uma lista de todos as atividades que são necessária para entregar um Release. Escreva cada item em um Post-It separado. Utilize estes itens para definir quais farão parte necessariamente da sua primeira versão de DoD.

DOD - Definition of Done

2. Um Quadro para Planejar a DoD

Faça um Quadro com 4 áreas representando o que deve estar ‘Pronto’ para cada User Story, para cada Sprint e para cada Release. Lembrando que o foco é sempre a Melhoria Contínua, o Espírito Kaizen.

Quadro DOD - Definition of Done

3.Avaliando os itens para cada seção do Quadro

Para cada item da sua lista coloque na seção adequada do seu quadro, considerando os seguintes questionamentos:

Este item é realmente necessário para que o time entregue uma User Story de acordo com a expectativa do Product Owner?

Ainda…

Qual item é necessário para que o Sprint possa alcançar seu objetivo em termos de entrega com qualidade?

e finalmente…

Considere qual item é de extrema importância para que o Release possa ser entregue.

Ao fixar cada um dos Post-It´s nas áreas, discuta com sua equipe visando adicionar itens em cada uma das fases e em alguns casos, deixar User Stories e Sprints com o que for basicamente necessário, a fim de não se criar um peso desnecessário para o ganho de performance durante estas fases. Você precisa entregar com qualidade e ao mesmo tempo, não perder sua agilidade.

4.Debata com sua Equipe e Preencha o Quadro

Discuta com a equipe que tipo de impedimentos ou obstáculos que podem ser prevenidos ou que tipo de ações que podem ser tomadas a fim de se entregar um produto com qualidade e ainda obedecendo a DoD.

Um exemplo disso é a atuação de um processo de Verificação de QA independente onde cada parte do produto é testada previamente por um ou mais recursos que não se envolveram diretamente no desenvolvimento. Esta atividade pode ser programada para todo o time, onde cada um ajuda o outro membro da equipe.

IMPEDIMENTOS DOD

5. A Hora do #TamoJunto

Chame o próximo passo do que você achar melhor, eu gosto de chamá-lo de A Hora do TamoJunto..
Todos os membros da equipe, sem exceção, DEVEM estar de acordo com o documento DoD que está sendo criado, uma vez que partir daquele momento, todos serão cobrados por todos a cumprir cada um dos itens discutidos e acordados e que agora fazem parte da vida de cada membro da equipe até o final de cada Sprint….(Afinal a versão da DoD pode mudar:)

6. Formalize a DoD

Formalize a DoD através de um e-mail. Se você for o Scrum Master dê a DoD a importância que ela merece, isto é, envie um e-mail para todos informando o que foi combinado e que a partir daquele instante você tem certeza que o projeto será entregue com excelente qualidade e esmero, graças àquele documento mágico chamado DoD (pelo menos até o próximo Sprint Review)

7. Imprima a DoD

Imprima e coloque a DoD em um lugar onde todos possam ver, de preferência na sala onde vocês realizam a Daily Scrum. Isso será motivador para a equipe além de lembrar aquele “esquecidinho” que Pronto siginifica Pronto mesmo no mundo do Scrum.

E o que ganhamos com isso?

Como bons seres humanos, sempre somos motivados ao vislumbrar um benefício. Veja abaixo os benefícios da adoção da DoD:

  • O ScrumTeam e os demais stakeholders do projeto passam a utilizar um vocabulário único, seguro e irrestrito para a palavra 'Pronto'. Depois da DoD todo mundo entende o que significa (E o trabalho que isso dá).
  • A confiança dos demais stakeholders aumenta em relação ao ScrumTeam
  • Os Releases passam a ser mais previsíveis em termos de qualidade (Aquele susto ao final do projeto deixa de existir)
  • Qualquer impedimento é rapidamente identificado, tornado público e sobrepujado.
  • Os membros de toda a equipe passam a compreender melhor as expectativas de entrega do Projeto e trabalham para cuidar que o produto seja entregue com toda qualidade.
  • Os membros da equipe aprendem um novo jeito de se entregar produtos e nunca mais desejarão trabalhar de outro modo.
  • A Melhoria contínua passa a ser a cultura do projeto.

E você, o que acha?

Deixe sua contribuição também. Faça seu comentário utilizando as redes sociais.

MindMaster Entrevista: Fábio Cruz
Os 7 Hábitos dos Scrum Masters Altamente Eficazes
  • […] aprender mais sobre DoD, clique aqui e leia o nosso artigo completo sobre o […]

  • […] da DoD e dê alguns exemplos. Em breve você poderá ter um exemplo prático muito legal sobre Definition of Done no nosso Livro Scrum Definitivo, […]

  • Karenn Klycia disse:

    Estou adorando os artigos. Parabéns!

    • Obrigado Karenn, nosso principal objetivo é ajudar a disseminar as boas práticas do Scrum, e comentários como o só nos mantêm mais motivados 🙂

  • Rafael Torres disse:

    Parabéns, assim como os outros artigos que tive o grande prazer de ler, esse é simplesmente ESPETACULAR!

  • Michele disse:

    Olá, no texto cita para revisar a DoD na Sprint Review, mas o certo não seria na Sprint Retrospective?

    • mindmasterbrasil disse:

      Olá Michele, isso mesmo você deve revisar na Retrospectiva, ocasião onde revisamos os processos do Sprint, porém durante o Review, e quase sempre acontece, bugs e erros inesperados podem ocorrer durante a Demo do produto, nesta ocasião você também pode tomar notas para fortalecer sua DoD,porém o processo é isso mesmo deve ser revisto na Retrospectiva. Um abraço

  • […] equipe só deve apresentar o que está INTEGRALMENTE de acordo com a Definition of Done, ou seja, o que está total e completamente concluído e pode ser entregue sem qualquer trabalho […]

  • Teogenes Santos Araújo disse:

    muito bom o artigo, precisamos implementar isso!