7 Passos Práticos para a Evolução da sua Carreira

Olá pessoal, sou o Marcos Dias, grande entusiasta e fomentador de metodologias agéis, e hoje falaremos sobre carreira, mais especificamente de quem busca uma qualificação que atenda às mudanças que estão acontecendo graças a 4ª. Revolução industrial.

Na visão de quem há mais de 15 trabalha com projetos envolvendo diferentes plataformas (sim já fui programador Cobol por exemplo), não podemos deixar de lado coisas que parecem muito simples, mas que fazem e fizeram diferença em minha carreira profissional:

  • Buscar seu propósito de carreira
  • Qualificação inicial
  • Qualificação especializada (Pós Graduação e MBA)
  • Workshops, Eventos e Treinamentos
  • Certificações na área
  • Redes Sociais
  • Muita, mas muita experiência de campo e para sentir as dores na veia

Veremos um apanhado geral sobre esses pontos:

Propósito de Carreira

É muito importante não ter comodismo e saber encontrar o que você faz de melhor. Responder a essas próximas perguntas de maneira simples e direta ajudam, e muito, você valorizar o seu propósito de carreira. Veja o desenho abaixo, uma espécie de Canvas de Propósito de Carreira. Nele fica claro demonstrar o que de fato temos que correr atrás para ser feliz em nossa profissão:


Qualificação Inicial

Muitas pessoas me perguntam sobre como descobrir uma nova área de atuação, que estão insatisfeitas com o que fazem atualmente e tudo mais… Vejo que essas pessoas acabam ficando acomodadas, não traçam um objetivo, e não seguem com foco aquilo que gosta de fazer de verdade.

Importante é de fato, mesmo que transitoriamente você estar trabalhando com algo que não é seu desejo no momento, planejar um roadmap da seguinte forma:

  • Ter um plano de ação (Curso, faculdade, abrir uma empresa, etc)
  • Prazos bem definidos (até quando pretendo mudar de vida)
  • Responsabilidades e pessoas chave envolvidas
  • Definir metas claras utilizando o conceito SMART (Metas específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Realistas e com Tempo definido)
  • Medir seu progresso ao longo do tempo e obter feedback dos resultados e traçar novos planos de ação se for o caso.

Qualificação especializada (Pós Graduação e MBA)

E se o seu desejo envolve algo maior, mais especifico? E se você deseja trabalhar numa instituição maior e melhor? Não tem jeito… Temos que nos qualificar pensando sempre no próximo passo, e para isso parar de estudar sim, está fora dos planos.

Claro que falamos de alto investimento, de tempo, de abdicar das coisas que gostamos de fazer no lugar de um propósito maior… Mas temos que ter em mente que tem um “caminhão de pessoas” vindo de todos os lados… As novas gerações estão chegando… com inglês fluente, conhecendo tecnologia, e buscando oportunidades… Não dá para pensar duas vezes e temos que pensar nesse ponto da carreira também para não ficarmos estagnados.

Workshops, Eventos e Treinamentos

Mais um item importantíssimo que não pode faltar para ter uma carreira de sucesso: Buscar os grupos, workshops, eventos, treinamentos que envolvem aquilo que você quer pra você. Finanças, RH, Jurídico, TI. Ou seja, se aparecer um evento, vá e conheça pessoas, faça networking, troque experiências.

Num desses eventos há um bom tempo atrás, ministrados pelo grande Fernandes Lima, tive o prazer de fazer amizades, ampliar meu network e conhecer fatos sobre agilidade que eu nunca esperava conhecer, como por exemplo o quanto o trabalho do Scrum Master é importante para condução de times de sucesso…

Dica de Ouro: Não deixe de participar de eventos, workshops e treinamentos. Por mais simples que seja o conteúdo, sempre vai ter alguém que vai ampliar seu horizonte de ideias ou que você poderá ajudar com sua experiência e fazer seu nome. Ainda bem que a comunidade ágil é muito unida nesse sentido, e isso que me motiva muito.

Certificações na área

Uma das formas dos departamentos de RH das empresas filtrarem os candidatos é com base nas certificações que eles possuem. Elas atestam o conhecimento a nível de conteúdo, mas não a nível de experiência. Conheço excelentes Scrum Masters que não possuem certificação, mas possuem a total imersão no mindset ágil. Por conta disso, a troca de empresa numa eventual necessidade acaba se tornando mais difícil, principalmente se a vaga for pautada na certificação.

Por isso que além da certificação a experiência de campo conta muito. No meu caso, e para todas as pessoas que me pedem dicas sobre as certificações, eu digo: FAÇA! TIRE. Melhor tê-las do que não as ter. E isso serve para qualquer profissão.

Mais uma vez: Investimento.  Sem isso muitas pessoas irão sim passar na frente. Organização é primordial para conseguir chegar lá.

Dica de Ouro: Se você puder começar com as mais básicas, começe. Trace um plano e coloque isso num quadro Kanban pessoal. Funciona super bem.

 

Redes Sociais

Não deixe de ter, NO MÍNIMO, o LinkedIN. Um perfil bem ajustado irá ajudar muito.

Algumas Dicas de Ouro que utilizei e funcionaram:

  • Adicione muitas pessoas de sua área de atuação. Mantenha sua rede viva;
  • Adicione Recrutadores e pessoas de RH de sua área de atuação
  • Adicionar pessoas que você não conhece é boa prática. Fique à vontade
  • LinkedIn não é Tinder. Somente contatos PROFISSIONAIS
  • Abra seu perfil e libere a opção que você está buscando novas oportunidades
  • Mantenha seu LinkedIn mais atualizado que seu CV impresso. Geralmente as etapas estão sendo todas mais virtuais.
  • Tenha uma conta no Hangouts ou Skype. Você corre o sério risco de fazer uma entrevista virtual.

Muita, mas muita experiência de campo e para sentir as dores na veia

Cada experiência conta muito. Nunca menospreze a função que você faz hoje e sempre procure ter na ponta da língua os benefícios e os desafios superados no que atua e trace um paralelo com aquilo que você quer no futuro.

É importante sempre dedicação e vontade de crescer. Ter o Mindset de crescimento e não ficar numa postura acomodada. Buscar dentro do seu campo de atuação entender as dores dos processos, e mesmo se não conseguir ter forças para lutar por mudanças, que tome forças para lutar fora da empresa e tocar em frente seus desejos. Ninguém, além de você, tem esse poder nas mãos.

Um abraço e nos vemos no próximo artigo.

 

Como você está na prateleira do Mercado? – 5 dicas para se destacar no mercado de trabalho
10 Dicas Infalíveis para tirar a Certificação Scrum Master