Os 7 Hábitos dos Scrum Masters Altamente Eficazes

7 Habitos

Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes é um Best Seller escrito por Stephen R.Covey, que já ajudou diversas pessoas pelo mundo a tornarem-se mais produtivas, eficientes e descobrirem que semeando hábitos é possível colher resultados inesperados.

O Livro resume os 7 hábitos descritos abaixo:

  1. Seja Proativo
  2. Começar com o objetivo em Mente
  3. Primeiro o Mais Imporante
  4. Mentalidade Ganha-Ganha
  5. Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido
  6. Criar Sinergia
  7. Afinar o Instrumento

Estes hábitos são plenamente aplicáveis para os Gerentes de Projetos Ágeis ou Scrum Masters, como segue:

Hábito 1: Seja Proativo

Quais Benefícios do Scrum?

 

A meta do Scrum Master deve ser de dar autonomia para o Scrum Team fazer o que precisa ser feito e ainda remover os impedimentos.

Como Scrum Master você deve ser proativo o suficiente não esperando o time comunicar impedimentos, se você já puder proporcionar um bom ambiente de trabalho com clareza no que é preciso ser feito. Vá em frente.

Faça as Daily Scrum (Diariamente, sem procrastinar)

Você deve rodar as Daily Scrum para oferecer a oportunidade ao Scrum Team de relatar o progresso e os respectivos obstáculos.

Nestes 15 minutos, especialmente nas primeiras reuniões, aja como facilitador, talvez até tentando extrair as informações do time. Com o tempo isso será natural.

Hábito 2: Começar com o objetivo em Mente

Scrum

O objetivo final de um Sprint é a entrega de um produto com alta qualidade, de acordo com aquilo que foi solicitado pelo cliente.

A Visão é o documento que vai te ajudar a perceber tudo o que é esperado neste projeto. A Expectativa do seu cliente, e em alguns casos do cliente do seu cliente, claramente aparecerão na visão do produto.

Torne a visão conhecida pelo ScrumTeam, esclareça eventuais dúvidas junto ao Product Owner e compreendam com exatidão aquilo que se espera alcançar com este produto.

Antes de iniciar o desenvolvimento do produto, comece com uma lista de critérios mínimos de qualidade, também conhecida como Definition of Done ou DoD. Este processo vai ajudá-lo a vislumbrar quais são os respectivos critérios de qualidade que todo o time vai seguir ao entregar um produto.

Hábito 3: Primeiro o Mais Imporante

Product Owner - Prioriza

Isso faz parte da essência do Scrum!

E é um dos motivos que faz da abordagem ágil muitas vezes mais vantajosa do que a tradicional.

Todo o esforço de desenvolvimento deve ser priorizado, permitindo assim maior foco naquilo que tem mais importância.

O Product Owner é o responsável por ajudar na definição destas prioridades.

O Product Backlog priorizado em harmonia com o planejamento adequado do Sprint garantem que o mais importante seja entregue primeiro e com isso o nível de percepção da qualidade do seu cliente só irá aumentar.

Hábito 4: Mentalidade Ganha-Ganha

mentalidade ganha-ganha

O ambiente de desenvolvimento de projetos possui uma série de desafios, especialmente no que tange à comunicação.

A mentalidade ganha-ganha é uma abordagem que só trás benefícios, tanto para a equipe do projeto, como para os demais stakeholders.

Abordagem Ganha/Perde – Neste cenário se o seu time ganha, quem perde é seu cliente. Um exemplo disso é não cumprir com a Definition of Done somente para cumprir o prazo do Sprint e acabar entregando um produto com defeitos.

Abordagem Perde/Ganha – Um exemplo deste cenário é quando mais trabalho é imposto para o ScrumTeam, além daquilo que eles orçaram e se comprometeram no planejamento, apenas para agradar o cliente.

Abordagem Ganha/Ganha – O que é combinado não sai caro e ainda assim surpreende. Normalmente quando os sprints são desenvolvidos com priorização adequada e o progresso é relatado aos stakeholders de modo claro (por exemplo usando Kanban e Burndown Charts) todo mundo sai feliz.

A abordagem ganha-ganha é a mais adequada para o mundo de projetos ágeis.

Hábito 5: Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido

Scrum

Muitos de nós podem ter o mau hábito de bloquear as conversas e não permitir a livre comunicação nos times.

Isso pode ocorrer muitas vezes pelo fato de que o Product Owner quer desesperadamente impor sua opinião, esquecendo que a escuta ativa e a auto-organização são as chaves para a condução adequada de um projeto ágil.

Além das Daily Scrum, ao longo do projeto procure promover a comunicação, solicite a participação do time no Sprint Planning.

Promova as discussões no Sprint Review e Colete o Feedback na Retrospectiva.

Você só tem a ganhar e sua imagem como líder do projeto será cada vez mais sólida.

Hábito 6: Crie Sinergia

Scrum alem da TI

Sinergia é alcançada por meio de um alinhamento entre o ScrumTeam e o Scrum Master.

Uma forma de promover isso claramente é utilizando ferramentas de compartilhamento de informação, de modo que todos estejam sempre na mesma página.

Utilize um Calendário Compartilhado (e.g: Google Calendar), uma ferramenta de Tarefas (eg.: Wunderlist), Gestão de Documentos (eg.: Dropbox) e outras ferramentas que possam promover a sinergia.

Hábito 7: Afinar o Instrumento

regras

Equipes ágeis produtivas estão sempre fortalecendo suas habilidades e adoram aprender novas técnicas, melhorias práticas e a vivência com cases práticos.

Um treinamento para todo o time somente tem a contribuir com o desempenho da equipe e ainda vai oferecer uma gama de oportunidades de motivação e de entrega de produtos com qualidade mais apurada.

A busca por afiar o instrumento deve ser uma constante, garantindo assim um time de alta performance.

Treine sua equipe nos fundamentos do método ágil e prossiga com tópicos focados visando atender às necessidades específicas do seu projeto.

Parafraseando a citação de Stephen R.Covey, autor do besteseller ‘Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes’:

“Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino.”

Deixe abaixo os seus comentários e contribua com a comunidade ágil.

Definition of Done: 7 Passos Simples para sua DoD (Garantido)
Scrum Guide: Unindo Scrum.org, Scrum Alliance e Scrum Inc