10 Dicas Infalíveis para tirar a Certificação Scrum Master

Pare e pense, como está sua meta para conquistar a tão sonhada Certificação Scrum Master PSM I e expandir seu horizonte de possibilidades no mercado de trabalho?

Acredite, as coisas mudam completamente depois da sua aprovação! Eu sei porque passei por esta experiência.

Hoje darei 10 top dicas, que eu mesmo utilizei em minha preparação para o exame de Certificação Scrum Master. Tenho certeza que vai te ajudar nesse grande passo de sua jornada profissional.

Vamos lá:

1.Tenha uma META

“Se não tem metas, não te metas”.

Esse trocadilho é bastante usado em treinamentos motivacionais de equipes de vendas e cabe muito bem em nossa realidade.

E por experiência própria, “adiei” minha certificação por dois anos porque não determinei uma meta. Imagina quantas oportunidades perdi pelo simples fato de não ter uma meta.

Procure planejar quando você pretende tirar a sua certificação e faça um plano para estudar e se preparar.

Quanto antes tiver a certificação, melhor será, porque assim você estará melhor qualificado para novas oportunidades profissionais.

Dica de ouro: mais importante do que ter uma meta, é cumpri-la.

2.COMUNIQUE à família sobre seu objetivo

O tempo de preparação requer tempo e dedicação e naturalmente precisa de sacrifícios.

Os sacrifícios podem ser, menos tempo para a família, amigos, baladas, inclusive nos fins de semana.

Você vai ter que saber lidar com a pressão e com a rotina, às vezes você deverá optar por estudar após seus filhos estarem na cama, o sono e o cansaço são fatores complicadores para a performance, principalmente nos simulados.

Dica de ouro: vale a pena combinar com a família sobre a sua imersão nos estudos e preparação para a Certificação, embora você não precise de tanto tempo, em media de 15 a 20 dias de estudos, ainda assim é preciso de concentração.

Mas fique tranquilo, as pessoas que te amam te entenderão e darão o tempo necessário para sua conquista.

3.Tenha uma ROTINA de estudos

Como você atingirá sua meta?

Esta pergunta responde como você fará para chegar lá.

Criar uma rotina de preparação é fundamental. Se sua meta é de tirar a sua certificação Scrum Master em 1 mês,  então sua rotina de estudos pode ser 1 hora, todos os dias, no escritório, ouvindo Mozart (ou a música que você achar mais legal), respondendo simulados, por exemplo.

Você precisa planejar uma rotina de estudos consistente e perseverar, monitorando o seu progresso e tirando todas as suas dúvidas durante este período.

Dica de ouro: sua rotina deve ser algo que aconteça todos os dias no mesmo bat-horário, bat-canal e bat-forma.

4.Controle sua evolução

“O que pode ser medido, pode ser melhorado” – Peter Drucker

Como você sabe se está pronto para encarar a prova se não mediu sua evolução?

Além de estudar o Scrum Guide, os valores do Scrum, técnicas práticas, liderança servidora e outros aspectos ágeis do Scrum você precisa praticar os simulados, para se treinar para o grande dia do exame de certificação.

Fazer simulados é a melhor forma de se preparar especificamente para a prova, mas às vezes, encarar a realidade de ver nossas notas podem trazer momentos de desânimo.

Como também o contrário é verdadeiro, quando você percebe que suas notas estão evoluindo e você está chegando no nível de ir para o exame oficial.

Dá uma olhada na minha planilha de evolução de notas nos simulados:

Simulado 1

Simulado 2 Simulado 3 Simulado 4 Simulado 5

Média

Rodada 1

82.00% 82.00% 83.00% 85.00% 88.00% 84.00%

Rodada 2

95.00% 92.00% 95.00% 89.00% 84.00%

91.00%

Rodada 3

93.00% 95.00% 99.00% 93.00% 99.00%

95.80%

Rodada 4

100.00% 100.00% 100.00% 99.00% 97.00%

99.20%

Média Geral 92.50% 92.25% 94.25% 91.50% 92.00%

92.50%

Cada rodada significa uma vez que realizei cada um dos simulados. Isso durou cerca de 10 dias em média fazendo estes testes.

Note que minhas notas evoluíram e com isso minha confiança pessoal foi só aumentando e assim fui me sentindo cada vez mais preparado para o exame de certificação.

Dica de ouro: Não desista, revise as questões dos simulados que você errou e bola pra frente!

5.Conecte-se a Mente Mestra

“Mente Mestra pode ser definida como: Coordenação de conhecimento e esforço, em um espírito de harmonia, entre duas ou mais pessoas, para a realização de um propósito específico.” – Napoleon Hill

É de extrema importância você está conectado à uma rede de pessoas que tenham, falem, respirem, compartilhem e amem seu mesmo objetivo.

Isso vai te ajudar a manter o foco, tirar dúvidas e, principalmente manter o entusiasmo nos momentos de desânimo.

Envolva-se com uma comunidade ou grupo que possa te ajudar a tirar dúvidas, a compartilhar experiências deles com o exame de certificação e especialmente a te incentivar a ter sucesso. Um grupo alto astral pode ter um poder incrível no apoio à sua preparação individual.

6.Coma o Scrum Guide

Muitas pessoas se desmotivam quando começam a responder aos simulados e não atingem os 85% necessários para a aprovação.

Também passei por isso, e para superar essa situação meu Coach me aconselhou ler e reler o Scrum Guide, de preferência em Inglês e em Português, para que eu me adaptasse ao vocabulário da prova e absorvesse os conceitos do Scrum.

Isso fez toda a diferença e, com a evolução das minhas notas nos simulados, percebi que as dicas faziam todo o sentido.

Dica de ouro: imprima o Scrum Guide, rabisque e faça anotações, isso te ajudará a memorizar as informações.

7.Adapte-se ao Inglês da Prova

A boa notícia é que o inglês da prova é relativamente de fácil compreensão e com a repetição dos simulados, você estará totalmente preparado para o momento real. Seguir a dica 6 te ajudará ainda mais em sua adaptação.

Dica de ouro: Você será fortemente tentado a utilizar a dica 9, resista à tentação e você ganhará mais performance.

8.Vá para a prova com média de 100%

Como eu já mencionei, antes de ir direto para a prova é essencial que você treine utilizando simulados, isso vai te dar tranquilidade e desenvolver suas habilidades e conhecimento para o dia do exame oficial de certificação Scrum Master.

A prova é realizada Online no site da Scrum.org, não precisa de agendamento e nem de horário específico é só se inscrever e estar preparado para responder as questões em 1 hora e tirar uma nota de no mínimo 85%

É por isso que fazer simulados  é essencial, porque você vai treinar em um ambiente idêntico à prova e assim vai chegar lá já sabendo como a coisa funciona.

Mas somos seres humanos e com isso, é natural sentirmos ansiedade…

O fato é que a ansiedade nos tenta a ir direto para a prova quando começamos a tirar notas entre 90% a 95% nos simulados.

Há quem já quer ir para a prova com notas muito inferiores a isso. Inclusive, eu não recomendo.

Todavia, é importante ter consciência demque no momento da prova suas emoções vão a níveis inimagináveis, eu mesmo com média de 99,2% estava me tremendo por inteiro e com a respiração bastante acelerada.

Mas fica tranquilo que não é esse bicho de sete cabeças, esta é a ansiedade do desconhecido….o medo do fracasso, mas com a preparação adequada, não tem erro.

Dica de ouro: Vale mais a pena fazer uma nova rodada de simulados e partir para a prova com 100% de assertividade do que arriscar-se à sorte.

9.Use o plugin de tradução

Mesmo estando habituado ao inglês da prova podem ocorrer questões que você não entenderá, nesse caso recorra ao plugin Google Translator do Chrome. É muito fácil de usar e traduz o exame todo.

Utilize este link aqui e instale em seu navegador Chrome.

Dica de ouro: Tenha cuidado, porque na hora da tradução algumas palavras podem não refletir o sentido real da questão, estar adaptado ao inglês é melhor do que traduzir. Novamente: Estude o Scrum Guide (Em português e Inglês)

10.Mantenha a calma

O mercado utiliza a Certificação Scrum Master como forma de selecionar os profissionais mais completos, que realmente dominam os conceitos, processos e sabem exatamente como aplicar o Scrum na prática em seus projetos.

As empresas querem sempre contratar os melhores, e os profissionais que possuem esta certificação já são diferenciados dos demais.

Mas o processo para tirar a sua certificação não precisa ser complicado.

Como expliquei nestas 10 dicas infalíveis que eu mesmo apliquei quando passei no exame de certificação Scrum Master PSM I.

A principal dica aqui é para que você mantenha calma.

Se você está interessado em conquistar a sua Certificação Scrum Master basta estudar bem o Scrum Guide, entender bem as cerimônias, papéis e responsabilidades, valores do Scrum e etc.

Recomendo também que você faça simulados que te ajudem a se preparar, de preferência com conteúdo igual ao exame oficial.

E que faça parte de uma comunidade que te ajude a se preparar e divida experiências com você.

Em minha preparação pessoal para a Certificação Scrum Master eu fiz o curso Formação Scrum Master e os Simulados da MindMaster, foi lá que eu aprendi tudo o que precisava para passar na prova e ainda saber com aplicar os conceitos na prática.

As aulas me deram tranquilidade e o conteúdo que precisava para ser aprovado.

Os simulados da MindMaster são EXATAMENTE iguais a Prova Oficial da scrum.org, ou seja, se você está com 100% de acerto nos simulados, existe uma grande possibilidade de você conquistar sua Certificação PSM I com nota superior a 95%.

Isso é uma realidade muito comum que vejo diariamente em nosso grupo exclusivo do Whatsapp, inúmeros alunos têm conquistado suas certificações com notas acima de 98%. Foi neste grupo que eles dividiram com todos nós a sua experiência de tirar a certificação Scrum Master e também eu tirei todas as minhas dúvidas com os mentores do curso.

Eu consegui a Certificação Scrum Master porque eu pessoalmente segui estas 10 dicas infalíveis.

Dica de ouro: Seguindo essas 10 dicas você responderá as 80 questões em média de 30 minutos. Assim, você terá o tempo restante para revisar as questões que ficou com dúvida com muita calma e, se quiser, dará tempo até de pesquisar as respostas no Scrum Guide.

Essas foram minhas dicas de hoje baseadas em minhas próprias experiências na preparação e obtenção da Certificação PSM I no Curso Preparatório da MindMaster.

E você? Como você está se preparando?

Compartilha  aqui conosco suas experiências, estamos animados em te ajudar nessa tão importante conquista profissional, é só comentar aqui embaixo do post!

Até a próxima!  

7 Passos Práticos para a Evolução da sua Carreira
Lean: Transformação e Cultura